top of page

POR QUE VOCÊ NÃO CONSEGUE ACESSAR LINHAS DE CRÉDITO?!

Já parou para pensar o quanto é difícil ter acesso a linhas de crédito? 

Por que é burocrático conseguir isso?

Já se perguntou o porquê isso ocorre? Durante a pandemia do covid19, nós da Atom Gestão Inteligente buscamos entender todas as linhas de crédito disponíveis no DF e buscar uma linha de crédito para nossa própria empresa.

Nessa busca aprendemos alguns pontos importantes que queremos compartilhar com você.

Os Bancos:

Os bancos não são instituições criadas para ajudar as pessoas, a intenção do banco é lucrar e lucrar muito.

Sabendo disso não é de se espantar que o banco não vai facilitar o crédito em um momento de pandemia ou em qualquer outro momento.

As empresas:

Além dos bancos não ajudarem, as empresas têm um grande problema em relação a sua organização financeira, contábil e fiscal, o que atrapalha ainda mais a liberação por parte dos bancos.

Controle Financeiro: A falta de controle financeiro atrapalha diretamente as empresas a saberem quanto precisam e qual a possibilidade de pagar o empréstimo. Não passando uma segurança ao gerente do banco. Ao buscar uma solução de crédito financeiro, você precisa ter um objetivo de utilização e um plano para utilizar esse dinheiro.

Isso deve ocorrer antes de qualquer outro passo.

Saber para que será utilizado passa segurança aos gerentes na hora da solicitação.

Também garante que o dinheiro será bem utilizado pela empresa. Um problema comum é pegar empréstimo pra pegar empréstimo. Fuja disso! Gestão contábil:

Em geral os bancos solicitam demonstrações contábeis, assinadas pelo(a) contador(a) responsável pela empresa.

A maioria das empresas, por não terem uma gestão fiscal e financeira adequada, torna-se impossível a geração de demonstrações contábeis para o banco. Gestão Fiscal:

Como forma de diminuição de impostos, muitas empresas optam por não emitir nota fiscal de todas as vendas ou prestação de serviço.

Para o BNDES por exemplo, umas das declarações solicitadas é a DEFIS, nessa declaração é informado o faturamento da empresa através das notas fiscais eletrônicas.

Ou seja, o faturamento da empresa, as informações contábeis, o faturamento fiscal e a realidade da empresa não vão coincidir. Dificultando assim a análise do banco. Com isso, infelizmente torna-se mais complicado a análise dos bancos, lembrando que como eles não possuem a intenção de ajudar, isso torna ainda mais difícil você adquirir um crédito. O que fazer para maximizar suas chances?

  1. Contrate um software financeiro;

  2. Registre suas informações financeiras diariamente ou semanalmente;

  3. Faça um planejamento para diminuir a diferença entre o faturado vs emissão de notas fiscais eletrônicas;

  4. Crie um planejamento de utilização consciente do dinheiro, preferencialmente, utilize o dinheiro para fazer mais dinheiro (aumentar as vendas e faturamento);

  5. Caso possua dívidas, avalie o valor total da dívida, separe um valor do empréstimo para pagamento da dívida de forma parcelada;

  6. Corrija tudo o mais rápido possível;

  7. Caso possua débitos que atrapalhem a liberação de crédito verifique a possibilidade de parcelamento da dívida

Quais são as possibilidades de crédito no DF?


Comments


bottom of page