top of page

Você sabe por que o leão é o mascote do Imposto de Renda de Pessoa Física



No final de 1979, a agência de propaganda contratda pela Secretaria da Receita Federal preparava a campanha institucional para divulgar o Programa Imposto de Renda (PIR) do exercício de 1980, quando foi sugerido o leão como símbolo, de início, a ideia teve reações diversas. A escolha do leão levou em consideração algumas de suas características:

  1. É um animal nobre, que impões respeito e demonstra sua força;

  2. É o rei dos animais, mas não ataca sem avisar;

  3. É justo;

  4. É leal;

  5. É manso, mas não é bobo.


Em fevereiro de 1980, a Receita Federal distribuiu, para os contribuintes, manuais de orientação e formulários. A campanha mostrava o Leão fazendo a entrega do material.

A imagem de março de 1980, nos jornais e revistas, mostrava uma família, com o marido preenchendo a declaração, a esposa fazendo crochê, a filha lendo uma revista em quadrinhos , o filho sentado no chão e o leão observando o preenchimento da declaração. O sucesso da campanha publicitária foi tão grande que chegou ao dicionários. O "Houaiss" define leão como o órgão responsável pela arrecadação do imposto de renda. Segundo o "Aurélio", Leão é o órgão arrecadador do imposto de renda. Quer uma ajuda para fazer a declaração de imposto de renda? Entre em contato com o nosso time que iremos fazer a sua declaração sem você se preocupar e sem dores de cabeça.


Telefone: 61 3233-5398

bottom of page